Colecção Particular
Lote 12:
VERGÍLIO
P. VIRGILII Maronis Opera. Interpretatione et Notis Illustravit Carolus Ruæus, Soc. Jesu, ad usum serenissimi delphini. Editio Nova, Auctor et Emendatior Cui accessit Index accuratissimus, omnibus Numeris & Concordantiis absolutus. Juxta Editionem novissimam Parisiensem A. 1722. Hagæ-Comitum: Apud Frates Vaillant & N. Prevost, 1723.
*8, **4, A-Z, Aa-Rr8, a-o8; portada, XXIV, 637 pp., 1 ff. em br., 223 pp., 1 mapa, 14 gravs.: il.; 210 mm. Encadernação inteira de pele não contemporânea; lombada partida; corte das folhas carminado; ligeira acidez.
Edição que reúne as principais obras de Virgílio, um dos maiores escritores da literatura latina, incluindo a Eneida, um épico em doze livros que narra a jornada de Eneias e a fundação mítica de Roma; as Geórgicas, um poema didático sobre a agricultura e a relação do homem com a natureza; e as Bucólicas, um conjunto de dez éclogas que exploram a vida pastoral com influências mitológicas e políticas.
A obra é comentada por Carolus Ruæus (Charles de La Rue, 1643–1725), um jesuíta e filólogo que se destacou pelos seus comentários sobre Virgílio, integrando a tradição humanista e jesuíta no estudo dos clássicos. A sua edição das Opera de Virgílio, incluindo a presente, apresenta notas explicativas, análises filológicas e variantes textuais, facilitando a compreensão da métrica, estilo e significado moral dos textos. Como professor no Collège de Clermont, o seu trabalho foi amplamente utilizado no ensino da literatura latina nos séculos XVII e XVIII. Raro.
Share this lot: