Colecção Particular
Lote 1:
RODRIGUES (Manuel)
EXPLICACION de la Bulla dela Sancta Cruzada. Y de las Clausulas de los Iubileos y cosessioonarios que ordinariamente suele conceder su Sanctidad. muy provechosa para Predicadores, Curas, y Conefsores, aun en los Reynos donde no ay Bulla […]. Y nuevame[n]te van añadidos dos tratados, uno del Motu Proprio de Sensibus de Pio V, y otro del Motu proprio de los Intersticios de Sixto V declarado por el mismo Author conforme el Consilio Tridentino. [Lisboa]: Antonio Alvarez, 1591.
§4, A-Z, Aa-Ss8, *4, **-****8; [4], 328, [27, 1 br.] ff.; 155 mm. Encadernação inteira de pergaminho da época; folhas de guarda novas; restauros de cortes de traça marginais nos cadernos Dd a Gg, sem afectar o texto.
Frei Manuel Rodriguez Lusitano, natural de Extremoz, formou-se em Coimbra em Direito Civil, tomando mais tarde o hábito franciscano. Posteriormente, jubilou-se em Teologia Especulativa e Direito Canónico, destacando-se sobejamente através da sua leccionação na Universidade de Salamanca. A presente edição sai às custas de António Alvarez, que, segundo Anselmo, exerceu a sua actividade tipográfica exclusivamente em Lisboa entre 1586 a 1600 (incidentalmente em Alcobaça, no ano de 1597). Segundo Barbosa, a presente obra viu a sua primeira edição em 1589 por Juan Iniques de Lequeria, em Alcala, mas no elenco das sucessivas edições desconhece a presente, que será então a primeira impressa em Portugal, no mesmo ano em que sai a segunda em Espanha, por Onofre Gorim, em Barcelona. RARÍSSIMA. Anselmo dá apenas como existentes em Portugal 3 exemplares, dois na Biblioteca Nacional e um na Biblioteca da Ajuda. Tem conhecimento de mais um no Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.
¶ Anselmo, pp. 1, 6; Barbosa, v.3, p. 354.
Share this lot: