Arte & História: Coleccionador Particular
Lote 53:
DALLA-BELLA (João António)
NOTICIAS Historicas, e Praticas ácerca do modo de defender os Edificios dos Estragos dos Raios. compiladas pelo Doutor […]. Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1773.
assin: [ ], a-e8, f4; [16]-88 pp., 1 grav.: il.; 220 mm. Bom exemplar; encadernação inteira de pele da época; corte das folhas carminado; limpo; boas margens; ex-libris da Biblioteca de Fernando Morais.
PRIMEIRA EDIÇÃO de um dos primeiros livros publicados em Portugal sobre electricidade.
Criado em meados do s. XVIII, o pára-raios foi um dos primeiros aspectos relacionados com a electricidade a serem estudados sendo o trabalho publicado mais conhecido e importante o de Benjamim Franklin em 1752. Resultado de uma passagem por Itália entre o fim da leccionação no Colégio dos Nobres e o início na Universidade de Coimbra, dalla Bella compilou vários estudos que entretando conheceu sobre a matéria, compilando-os e melhorando-os, sendo este o seu primeiro contributo escrito em Portugal.
Além dos aspectos práticos e científicos na construção do pára-raios, della Bella acrescenta uma grande defesa sobre o uso daquele instrumento numa época em que eram postos em causa os seus benefícios. Acrescenta-se também um interessantíssimo factor que é a citação de um vastíssimo conjunto de obras sobre a matéria, fazendo deste pequeno livro uma fonte bibliográfica inestimável.
João António Dala-Bela (c.1726-c.1825) nasceu em Pádua, licenciando-se na Universidade de Coimbra em Filosofia para onde foi chamado pelo Marquês de Pombal para lá leccionar depois da reforma de 1772, tendo já exercido o cargo de professor de Física Experimental no Colégio dos Nobres em Lisboa.
Muito raro e importante.
¶ Inocêncio, v.3, p.288; v.10, p. 153
Share this lot: