Especial Manuscritos
Lote 5:
PHYSICES Elementa Mathematica Experimentis Confirmata. s.l.: s.n., s.d. [s. XVIII].
Manuscrito sobre papel, 174 ff. dos quais, 145 ff. nums, 2 ff. não numerados intercalados no texto, 3 ff. em branco, 4 ff. desdobráveis com ilustrações, 14 ff. não numerados; 6 ff. em branco. 215 mm. Encadernação inteira de pergaminho da época; corte das folhas carminado; limpo. Carimbo de posse da Biblioteca dos Duques de Lafões, provavelmente do 2.º Duque de Lafões, João Carlos de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva.
Manuscrito do que parece ser um caderno de estudo da obra com o mesmo título, escrita por Willem Jacob’s Gravesande, um dos mais importantes estudos publicados sobre a obra de Newton.
Publicado pela primeira vez em 1720, Physices Elementa Mathematica, Experimentis Confirmata, sive Introductio ad Philosophiam Newtonianam, de Willem Jacob ‘s Gravesande, desempenhou um papel crucial na difusão do pensamento newtoniano na Europa continental. Esta obra sistematiza os princípios da física matemática de Isaac Newton, apresentando-os de forma acessível e com experiências que demonstram empiricamente as leis do movimento e da gravitação universal. O seu impacto foi particularmente significativo na formação científica do Iluminismo, influenciando filósofos naturais e consolidando a abordagem experimental como fundamento da investigação científica.
O manuscrito ostenta um carimbo de posse da Biblioteca dos Duques de Lafões, dado o tema, muito provavelmente do 2.º Duque de Lafões, o grande mentor e primeiro Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, fundada em 1779.
Os apontamentos estão escritos em latim, e vêm com 4 folhas desdobráveis com desenhos. Curioso.
Share this lot: