Especial Manuscritos
Lote 4:
BARCELOS (Fr. Baltazar de)
[RELAÇÃO da Província da Soledade]. s.l.: s.n., s.XVII.
Manuscrito sobre papel; 1 ff. não numerado, 251 ff. numerados de 1 a 501, erros de numeração aparentemente sem falta de texto; encadernação inteira de pergaminho da época; 200 mm.
Manuscrito contendo uma relação histórica da Província da Piedade da Ordem Franciscana dos Frades Menores, cremos que inédita, escrita pelo Fr. Baltazar de Barcelos. Segundo indicação manuscrita coeva, a relação foi escrita por aquele prelado, ‘o mais velho, q[ue] foy filho de Fran[cis]co Velho, e Irmão de João de Faria Machado, como consta da Chron[ic]a da Prov.ª da Pie[da]de Lib. 5. Cap.12. r.l. pag. 727’
Ao consultar a dita obra, podemos ler um testemunho do Pe. António de Serpa sobre o Fr. Baltazar de Barcelos. Segundo esse testemunho, quando António de Serpa foi encarregue de escrever uma Crónica da Província, o Fr. Baltazar já havia escrito a sua tendo-a entregue ao seu companheiro. Este afirma que ‘tudo o que nella diz he dito com muita verdade, e com igual singileza, e simplicidade de escrever.’ Além desta obra, António de Serpa faz também referência a uma biografia do Fr. João de Semeice, com quem Fr. Baltazar de Barcelos havia privado na Casa de Santo António dos Olivais, Coimbra.
Esse testemunho contém também algumas referências cronológicas que poderão ajudar a datar o presente manuscrito. Sobre aqueles acontecimentos, o Pe. António de Serpa afirma que ‘sendo amigo de ambos [Fr. João e Fr. Baltazar] (ainda que recém professo) pelos anos do Senhor 1622.’ Portanto, o Fr. Baltazar de Barcelos, supondo de que se trate do mesmo texto cuja confirmação exige um estudo mais detalhado, já havia escrito esta sua relação no primeiro quartel do s. XVII.
Importante testemunho da vida religiosa de uma das mais importantes ordens religiosas portuguesas, com enorme influência na vida e na mentalidade portuguesas.
¶ Monforte, Manuel de, Chronica da provincia da Piedade, : primeira capucha de toda a ordem, e regular observancia de nosso serafico padre S. Francisco […], 1751, p. 713
Share this lot: