Especial Manuscritos
Lote 17:
[CARICATURAS de Oliveira Salazar]. 1940-1970.
3 caricaturas, desenhos sobre papel; 290×205 mm; 235×215 mm e 205×205 mm.
Conjunto de três caricaturas de Oliveira Salazar, todas assinadas e datadas e com algumas curiosidades. A mais antiga das caricaturas data de 1940. Assinada por Arnaldo Ressano, vem com um pequeno papel, também assinado, com o seguinte texto: ‘Ao Director Redactorial de O Século, trabalho para Exposição do Mundo Português número de 23 de Junho. Caso Comissão de Censura inviabilize o trabalho agradece devolução’, papel datado de 12 de Junho de 1940.
A segunda caricatura, datada de 27 de Maio de 1966, possui a legenda ‘Sua Exª o Sr. Presidente do Conselho Viaja na TAP ’ e um papelinho com o seguinte texto: ‘Meu caro Professor, O trabalho foi efectuado a bordo em tempo muito escasso. Perguntei a S.ª Ex.ª se tinha gostado do vôo: -«Francamente não gostei» Vê-se!’, papelinho com a mesma data da caricatura.
Finalmente, uma terceira caricatura assinada por Augusto Cid e datada de 1970 intitulada ‘A Sucessão?’ ao qual vem associado um cartão de visita de Rogério Martins, Secretário de Estado da Indústria no primeiro governo de Marcelo Caetano.
Share this lot: