Biblioteca Particular
Friday, October 11, 2024 at 8:00 PM UTC
Lote 30:
FIGUEIROA (Francisco Carneiro de)
MEMÓRIAS da Universidade de Coimbra. Ordenadas por Francisco Carneiro de Figueiroa. s.l.: s.n., s.d. [s.XVIII?].
1 v.; manuscrito sobre papel; 1 ff. de título, 183 ff. numerados, 94 ff. com texto manuscrito não numerados, 47 ff. em branco; 340 mm. Encadernação moderna com lombada e cantos em pele; aparado; limpo.
Cópia manuscrita de uma só mão, numa caligrafia muito legível, contendo o texto das Memórias da Universidade de Coimbra escritas por Francisco Carneiro de Figueiroa e apenas publicadas em 1937.
A obra é a primeira, cronologicamente falando, que faz uma tentativa de síntese da história da Universidade de Coimbra e foi usada por Francisco Leitão Ferreira para compor as suas Notícias Chronologicas da Universidade de Coimbra, publicadas em 1729.
Muito curioso e interessante manuscritos para a história da Universidade de Coimbra.
Share this lot: