Biblioteca Particular
Friday, June 28, 2024 at 8:00 PM UTC
Lote 12:
PRIMERA Parte de las Sentencias que hasta nuestros tiempos, para edificacion de buenos costumbres, estan por diversos Autores escriptas, e neste tratado summariamente referidas, en su proprio estilo. Y traduzidas en el nuestro comun. Conueniente licion, a toda suerte y estado de gentes. Lisboa: Germão Galharde, 1554.
8.º; A-V8, X6; [166] ff.; 210 mm. Encadernação inteira de pergaminho da época, cansada; aparado, afectando muito ligeiramente a impressão do frontispício; fól. M1 com perda de suporte marginal provocado pela acidez da tinta, sem afectar o texto.
OBRA rara e muito curiosa onde o autor, anónimo, reuniu uma colecção de sentenças dos principais autores gregos e latinos. A obra começa com um prólogo e termina com uma interessante resposta às críticas que poderiam ser feitas à compilação, na qual o autor se desculpa por ter escrito em língua alheia, o que, tendo o livro sido impresso em Lisboa, pode querer indicar que tinha nacionalidade portuguesa.
Segundo D. Manuel, esta obra reveste-se também de importância tipográfica: «Novamente, um dos interesses principaes desta obra é a portada da folha de rosto. Galharde, mais uma vez, serviu-se da que tinha empregado na ‘Reegra de Santiago’, 1548, e no ‘Tratado’ da vida de S. João, 1554. Mas, ponto importante, se no Tratado impresso em Agosto a portada é, salvo a cruz de S. Tiago na coroa de louros, absolutamente idêntica à da Reegra de 1548, na ‘Primera parte de las Sentencias’, estampada por Galharde três meses depois, em Novembro de 1554, a portada já se encontra mutilada, pois faltam-lhe os troféus de alabardas que adornam as colunas. Por conseu^qneica, julgamos que este livro deve ser o primeiro em que se imprimiu a portada exactamente igual à que apareceu nos Lusíadas de 1572, o que lhe dá um especial mérito bibliográfico.»
¶ D. Manuel, II, p. 455; Anselmo, 654; Salvá, 2173; Inocêncio, v. 7, p. 254; Samodães, 2846
Share this lot: