Biblioteca Particular
Lote 39:
ORDENAÇAM da ordem do juyzo. Lisboa: Per Germã Gualharde, 1539.
a10; [10] ff.; 295 mm. Encadernação moderna, inteira de pele, ao gosto da época, ricamente decorada a seco nas pastas; lombada um pouco cansada; anotações coevas marginais.
RARÍSSIMA edição desta ordenação instituída com o objectivo de ordenar o procedimento administrativo em contexto de julgamentos para que o tornasse mais célere.
Anselmo elenca quatro edições desta ordenação, a primeira de 1526, impressa por Germão Galharde, a quarta, impressa por João Barreira em 1557 e outras duas, a presente, de Germão Galharde de 1539 e uma outra impressa por João Álvares, sem indicação de data.
É difícil de perceber qual das duas últimas será a segunda, pois sabemos que João Álvares imprimiu a “Ordenaçam pera os estudantes da universidade de Coimbra” em 1539 em Lisboa, ainda que seja provável que Germão Galharde ainda gozasse do privilégio de impressão e o fizesse antes.
Qualquer que seja ela, segunda ou terceira, é uma belíssima edição, raríssima, não referida por D. Manuel ou Inocêncio, que inicia com uma belíssima portada com as armas de Portugal, tendo no verso o retrato de D. João III.
Raríssimo e valioso.
¶ Anselmo, 620, veja-se Anselmo 54, 148 e 575 para as restantes edições; Inocêncio, v.6, p. 324
Share this lot: