Biblioteca Particular
Lote 33:
FORESTI (Jacopo Filippo, de Bergamo)
SUPPLEMENTUM CHRONICARUM. Venetia: Bernardinu[m] de Benaliis, 1483, 23 de Agosto.
A10, a12, b-i8, k6, l-n8, o-p6, A-F8, G-H6, I8, K-M6, N8, O6, P8, Q-Z6, AA-DD6; [10], 116, 180 ff.; 315 mm. Bonito exemplar. Encadernação inteira de pele da época, com lombada soberbamente restaurada; com perda de fechos; folhas de guarda em pergaminho da época; anotações marginais coevas; pequeno furo de traça ao longo do volume sem afectar a legibilidade; ligeira acidez.
PRIMEIRA EDIÇÃO, RARÍSSIMA E VALIOSA de uma importantíssima obra, com belíssimas capitais iluminadas da época. O «Supplementum» é uma espécia de história geral que propõe reunir num único livro as notícias que eram na época consideradas dignas de serem transmitidas à posteridade, disperas em vários textos, narrando os acontecimentos por ordem cronológica. Nesta sua primeira edição, a obra consistia em quinze capítulos, tendo sido acrescentado um 16.º na edição de 1503.
Um dos aspectos mais importantes desta obra são as vastíssimas fontes utilizadas por Foresti que os indica no próprio texto. Entre as mais importantes encontram-se a «Genealogia Deorum Libri» de Boccacio, sobretudo a parte relativa à história dos deuses; o «Vitae pontificum» de Platina ou o «Chronicon» de Santo Antonino. Alguns académicos referem também a influência de Dante.
O «Supplementum Chronicarum» saiu pela primeira vez na presente edição de 1483, mas seguiram-se várias outras edições em virtude do sucesso obtido. Algumas dessas edições são de 1485, em 1486 a primeira edição ilustrada, seguida das de 1490 e 1492, todas de Veneza, e em 1493 em Nuremberg. Em 1503 saiu uma nova edição revista e acrescentada pelo autor, seguindo-se-lhe outras ao longo do século XVI. A primeira tradução apareceu no ano da primeira em italiano.
Natural de Solto Colina em 1434, Jacopo Filipo ingressou no Convento de Santo Agostinho em Bergamo, tornando-se monge eremita. Interessado pela história, compôs esta crónica ordenada por anos dos acontecimentos mais importantes.
¶ Hain, 2805
Share this lot: