Biblioteca Particular
Lote 18:
REGIOMONTANUS (Johannes)
EPYTOMA Joanis de mo[n]te regio In almagestu[m] ptolomei. Veneza: Johannes Hamman para Kaspar Grossch e Stephan Roemer, 1496, 31 de Agosto.
a10, b-n8.6, o6, p8; [108] ff., última em br.: il.; 295 mm. Bonito exemplar com encadernação inteira de pergaminho antigo, mas totalmente reencadernado; estojo próprio moderno em percalina; restauros no canto inferior exterior apenas para reconstituir o ângulo recto dos fólios; de forma geral limpo; ocasionais anotações coevas marginais.
PRIMEIRA VERSÃO IMPRESSA DA OBRA MAIOR DE PTOLOMEU SOBRE ASTRONOMIA. Chamada de "a maior" nas traduções arábes, resume as descobertas dos astrónomos anteriores, dando à geração de Copérnico, Tycho, Kepler e Galileu os fundamentos para as suas descobertas.
Regiomontano, nome latinizado de Johannes Müller von Königsberg (1436-1476), e o seu mentor Peurbach conheceram o Cardeal Bessarion em Veneza em 1460, tendo-lhes sido pedido que redigissem uma edição da obra de Ptolomeu, terminada em 1462.
A sua versão era mais pequena, trabalhada com cuidado no vocabulário, melhor estrutura e, por conseguinte mais acessível que a original. Baseou-se na tradução de Gerard de Cremona e num manuscrito em grego da biblioteca do Cardeal Bessarion (actualmente na Biblioteca Marciana), tendo acrescentado informações de outros escritores que complementavam o texto de Ptolomeu.
Depois de vários anos em Roma, regressou a Viena, publicando alguns trabalhos astronómicos, incluindo alguns do seu mestre Peurbach. Morreu em 1476 sem conseguir completar o seu plano. Só vinte anos depois, pela iniciativa de dois alemães residentes em Veneza, o trabalho foi impresso. Alguns exemplares incluem um prefácio em defesa da astronomia e a sua ligação à astrologia por Giovanni Battista Abiosi, um astrónomo e astrólogo de Ñápoles, que não se encontra no presente exemplar.
A obra, além dos inúmeros diagramas impressos nas margens e bonitas capitulares, possui um bonita gravura retratando Regiomontano e Ptolomeu em trabalho por baixo de uma esfera armilar.
Raríssimo e muito importante.
¶ Printing and the Mind of Man 40
Share this lot: