História & Arte
sexta-feira, 3 de março de 2023 às 21:00 UTC
Lote 21:
OLIVEIRA (Francisco Xavier de)
MEMÓRIAS das Viagens de Francisco Xavier de Oliveira. A Mesterdam: s.n., 1741.
*7 [de 8], A-Z8, Aa-Bb8, Cc7 [de 8]; [14 de 16], 397, [17 de 19] pp.; 145 mm. Exemplar com falta do frontispício e do fólio final de índice; encadernação modesta, em mau estado, com lombada em pele; aparado; cortes de traça marginais, por vezes afectando ligeiramente o texto; acidez.
PRIMEIRA EDIÇÃO, RARÍSSIMA. Inocêncio apenas conheceu dois exemplares. Segundo António Gonçalves, as Memórias das Viagesn são “um livro revolucionário: o livro do primeiro autor depois do Renascimento e da Reforma [que] abriu com simpatia os olhos para a Europa.” [p. 100]
A obra descreve “o estado dos caminhos, a categoria das estalagens ou a comunidade das postas. Mas é quando se liberta da preocupação de ser prestável ao viajante inexperiente que mais saboroso se torna para o leitor moderno”. [p. 101] A obra escreve sobre tudo: pessoas, coisas, religião, usos e costumes, arte, política, comércio, etc.
Segundo Inocêncio, o autor havia projectado um conjunto de sete volumes para a obra, mas estes nunca chegaram a ser publicados.
¶ Inocêncio, v. 3, p.93; RODRIGUES, António Gonçalves, O Protestante Lusitano, Estudo Biográfico e Crítico sobre o Cavaleiro de Oliveira, Coimbra, 1940
Share this lot: