Literatura, História & Curiosidades
sexta-feira, 29 de julho de 2022 às 20:00 UTC
Lote 33:
O lote foi removido do leilão
LOBO (Francisco Rodrigues)
ÉCLOGAS de Francisco Rodrigues Lobo. Em Lisboa: por Pedro Craesbeeck, 1605.
A-Z, AA-EE4, FF2; 114 ff.; 170 mm. Exemplar com falta dos dois fólios preliminares; encadernação modesta com lombada e cantos em pele, em mau estado; aparado, por vezes afectando a numeração dos fólios; último fólio com pequena perda de suporte, afectando ligeiramente o texto.
PRIMEIRA EDIÇÃO. RARÍSSIMA de uma das obras poéticas mais importantes do século XVII em Portugal. Francisco Rodrigues Lobo é, para muitos, a personalidade mais típica da literatura deste período e o mais alto representante da tradição camoniana.
Segundo Nelson de Almeida [Biblos, v. 3, c. 219], “é como bucolista que a arte poética de F.R.Ç atinge o grau mais alto de valor e refinamento estilístico […]. O verso hábil e harmonioso, a metáfora de concepção perfeita, a graça melodiosa da prova, suportam a tristeza indefinida, a melancolia, o lamento contra a inveja e a cobiça […]”.
Estas suas Éclogas são, junto com a trilogia “Primavera”, a obra que melhor representa todo o talento literário de Francisco Rodrigues Lobo e uma das mais importantes obras impressas no século XVII. Possui também um importantíssimo «Discurso sobre a vida, e estilo dos Pastores», um opúsculo teórico que procurar justificar o bucolismo.
¶ Barbosa, v. 2, p. 243; Inocêncio, 3, p. 46; Pinto Matos, 545; Biblios, v.3, c.216ss
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: