História, Arte & Literatura
Lote 19:
O lote foi removido do leilão
LISBOA (António Maria)
EXERCÍCIO Sobre o Sonho e a Vigília de Alfred Jarry Seguido de O Senhor Cágado e o Menino. Frontispício de Antonio Maria Lisboa. Lisboa: Editora Gráfica Portuguesa, s.d..
36 pp.; 190 mm. – (Colecção "A Antologia em 1958"). Brochado.
Primeira edição destes textos até então inéditos de António Maria Lisboa.
Publicado por Mário Cesariny na importante “Antologia em 1958”, o título saiu gralhado, devendo ser antes “Exercício sobre o SONO (e não sonho) e a Vigília de Alfred Jarry”. O “Exercício” foi cedido por Helder Macedo a Mário Cesariny, composto por três folhas dactilografadas e com a nota de Helder Macedo no verso da última folha “este texto de António Maria Lisboa foi-me cedido por Luiz Pacheco, que assinou pelo autor, para publicação em Folhas de Poesia, 3”. “O Senhor Cágado” foi, segundo Cesariny, “o único texto que L.P. [Luiz Pacheco] me cedeu, em cópia dactilografada”. Ambos saíram pela primeira vez nesta edição que foi custeada “com a venda de um guacho de Maria Helena Vieira da Silva, então em Portugal”.
bib: Poesia de António Maria Lisboa, Assírio e Alvim, pp. 397-398
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: