Biblioteca Particular parte VI

[JESUÍTAS AMÉRICA DO SUL]. 5 títulos em 1 v.

The auction will start in __ days and __ hours

Start price: €100

Buyer's premium:

CONDAMNATION et Prohibition d’un Ouvrage qui a pour titre: Histoire du Peuple de Dieu, depuis la naissance du Messie, jusqu’a la fin de la Synagogue &c. seconde partie; avec un recueil de dissertations: & à la fin, une Défense ou Apologie de la même seconde partie. A Rome: s.n., 1758. 14 pp.; 160 mm. Junto com:
RELATION Abregée, Concernant la République que les Réligieuz, nommés Jésuites, des Provinces de Portugal & d’ Espagne, ont établie dans les Pays & Domaines d’outre mer de ces deux Monarchies, & de la Guerre qu’ils y ont excitée & soutenue contre les Armées Espagnoles & Portugaises. Dresssée sur les Registres de Secrétariat des deux Commissaires respectifs Principaux & Plénipotentiaires des deuz Couronnes, & sur d’autres Pieces authentiques. A Lisbonne: s.n., 1758. []8, A-L, alternadamente 4 e 2, M1; [16], 70 pp.; 160 mm. Junto com:
MEMOIRE our servir d’addition & d’éclaircissement à la Relation abrégée, &c. qu’on vient de donner au Public, sur l’abominable conduite des Jésuites, dans les pays & domaines d’outre-mer dépendans des Royaumes d’Espagne & de Portugal. A Lisbonne: s.n., 1758. A8, B3; 22 pp.; 160 mm. Junto com:
APPELLANS (Les) de Nouveau Justifiés par la nouvelle Apologie du P. Berti, Augustin Italien, contre M. Languet, Archevêque de Sens. S.l.: s.n., 1758. A-E6, F4; 68 pp.; 160 mm. Junto com:
LETTRE du Parlement de Provence au Roy. S.l.: s.n., [1757]. A8, C2; 20 pp.; 160 mm.
5 v. em 1. Encadernação inteira de pele da época; títulos a ouro na lombada; corte das folhas pintado.
CONJUNTO DE OBRAS, com excepção das duas últimas, relacionadas com a Companhia de Jesus e a presença das suas missões na América do Sul. O primeiro título é uma edição biblingue, no original latino e em francês, da Bula de Bento XIV que condenava e proibia a circulação da segunda parte da obra do Pe. Isaac Joseph Berruyer (1681-1758) com o título “Histoire du Peuple de Die, depuis la naissance du Messie, jusqu’à la fin de la Synagogue” e publicada em três partes a partir de 1728 e que conheceu largo sucesso e traduções em várias línguas. O segundo e o terceiro título, os mais importantes, são obras raríssimas publicadas no contexto do Tratado de Madrid. Assinado a 13 de Janeiro de 1750 tornava-se no único instrumento válido para fixar as fronteiras das possessões luso-espanholas em África, na América e na Ásia. O Tratado “reconhecia a soberania portuguesa em grande parte da Amazónia, no Mato Grosso e na zona litoral até Castilhos Grandes. Estabelecia ainda compensações territoriais entre os dois reinos: Portugal cedia definitivamente a Colónia do Sacramento e a Espanha a região situada na margem oriental do rio Uruguai.” (cf. Jorge Couto in A Expulsão dos Jesuítas dos Domínios Portugueses, BN, p.11) Esta nova divisão fronteiriça teve fortes implicações na Companhia de Jesus na América do Sul, em particular na região dos Sete Povos na banda oriental do Uruguai que pertenciam à Província do Paraguai, tendo suscitado várias reações negativas e o desenvolvimento de uma estratégia para impedir a aplicação do Tratado. Depois de várias tentativas para pacificamente libertar o território, o diferendo teve como consequência o uso da força e a intensificação da oposição aos jesuítas sob a suspeita de que estes haviam contribuído e apoiado decisivamente os índios naquele conflito. Finalmente as duas últimas obras, uma relacionada com o Arcebispo de Sens, Jean-Joseph Languet de Gergy, fortemente atacado pelos Janseninstas e que se opôs fortemente à entrada de Montesquieu e de Voltaire na Academia e a final, sem frontispício, de um texto enviado pelos parlamentares de Provence ao Rei de França relacionada com o funcionamento da justiça. bib: Duarte Sousa, 1, p. 562; Bdm2, v.2, p. 554 e p. 713; A Expulsão dos Jesuítas dos Domónios Portugueses, 93 e 123 (edição bilingue português-francês)

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia