LEILÃO ESPECIAL - COLECÇÃO PARTICULAR
Lote 7:
O lote foi removido do leilão
PACHECO (Miguel)
VIDA de la Serenissima Infanta Dona Maria, hija delRey D. Manuel, fvndadora de la insigne Capilla mayor del Cõuento de N. Señora de la Luz, y de su Hospital, y otras muchas casas dedicadas al culto diuino. Lisboa: En la Officina de Iuan de la Costa, 1675.
6.º; *4, A-G2, H-Z, Aa-Qq6; [4], 206, [1] ff.; 295 mm. Encadernação da época inteira em pele, ligeira perda de suporte na lombada, ocasionais picos de traça; títulos a ouro na lombada; corte das folhas carminado; acidez; manchas de humidade; corte de traça marginal junto ao festo.
PRIMEIRA e única edição desta raríssima obra escrita por Fr. Miguel Pacheco, natural de Coimbra, freire da Ordem militar de Cristo, Procurador geral da Ordem e Provedor e Administrador do hospital de Santo António dos Portugueses em Madrid, onde faleceu em 1668. Transcrevendo o Marquês de Alegrete, escreve Inocêncio que “é obra de estimação pelo juízo, clareza de estilo e boa ordem com que seu autor a escreveu”. A obra é uma biografia da Infanta D. Maria (1521-1577), interessantíssima figura da cultura portuguesa, está dividida em 20 capítulos, transcrevendo alguns documentos importantes como elogios à Princesa, oriundos das mais variadas personalidades e, principalmente, documentos legais respeitantes à sua cobiçada fortuna como o tratado do casamento de D. Manuel com D. Leonor, Alegação de Direito sobre o dote da senhora Infanta, Parecer do Conselho que se enviou a Portugal sobre o que pertence à senhora Infanta D. Maria, testamento da Infanta, etc. O livro é composto por vários tipos romanos e itálicos, de vários corpos, belamente ilustrado com florões gravados a madeira no final de alguns capítulos.
Inocêncio, v.6, p. 245; v.17, p. 63; Samodães, 2317
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: