Biblioteca Particular, Parte V
Lote 17:
CALADO (Manuel)
O VALEROSO Lucideno, e Triumpho da Liberdade. Em Lisboa: por Paulo Craesbecck, 1648.
[]8, A-Z, Aa-Ff6, Gg4; [8], 356 pp.; 295 mm. Encadernação inteira de pele da época restaurada em caixa; restauros marginais; restauro no último fólio afectando ligeiramente o texto; carimbos a óleo da Quinta das Lágrimas.
PRIMEIRA EDIÇÃO descrito por Borba de Moraes como um dos melhores livros sobre a guerra com os Holandeses e considerado por Boxer como absolutamente indespensável sobre o tema. Escrito pelo Fr. Manuel Calado, natural de Vila Viçosa, a obra é um relato vivo dos acontecimentos na guerra contra os Holandeses. Como personagem do próprio drama da guerra, Fr. Calado chegou a organizar guerrilhas populares, o texto assemelha-se bastante a um relato de um correspondente de guerra no local. Escrito entre Setembro de 1645 e Julho de 1646, o livro pretendia recolher apoio popular e oficial aos Pernambucanos e serviu de fonte para dois outros importantes trabalhos sobre o tema, o ‘Castrioto Lusitano’ de Fr. Rafael de Jesus e a ‘História da guerra de Pernambuco’ de Diogo Lopes de Santiago. O texto foi impresso pela primeira vez em 1648, mas em 1655 foi listado nos livros proibidos e apreendido apenas recebendo novas licenças em 1668. Então o impressor aproveitou o que mantinha impresso, tendo-lhe apenas acrescentado um novo frontispício e as novas licenças. Segundo Borba de Moraes, de todos os livros impressos em Portugal sobre o Brasil no século XVII, este é o mais dificil de encontrar. Raríssimo e valioso.
Inocêncio, v.5, 384 e v.16, 146; Sabin, 9868; Pinto de Matos, p. 96; Palha, 4250; Boxer, C.R., The Dutch in Brazil, Oxford, 1957, pp. 298-299
Share this lot: