Biblioteca Particular, Parte V
Lote 130:
REGRA do Glorioso Patriarcha Sam Bento. Tirada de Latim em lingoaje[m] Portuguesa, por industria do muito R.P. F. Placido Villalobos Geral nesta Congregação de Portugal. Em Lisboa: por António Ribeiro, 1586.
A4, b-g8; [1], 49, [1] ff.; 195 mm. Bonito exemplar, encadernado por Império Graça em encadernação inteira de pele decorada a seco nas pastas e lombada e numa caixa; corte das folhas carminado; alguma acidez.
PRIMEIRA EDIÇÃO. Segundo Inocêncio a tradução é da responsabilidade do Fr. João Pinto, monge beneditino que a dedica ao então Geral da Congregação, Fr. Plácido Vilalobos. A obra, de cuidada impressão, está ilustrada no fólio final inumerado com uma vinheta quadrangular representando a imagem de S. Plácido na parte superior e na inferior a marca do impressor. No verso desse mesmo fólio, está o mesmo pórtico utilizado por António Gonçalves para a impressão do frontispício da primeira edição de Os Lusíadas em 1572, servindo agora de moldura a uma representação da Transfiguração de Cristo (e não as Tentações no deserto como refere José dos Santos). Muito raro.
Inocêncio, v. 7, p. 60; Samodães, 2655; Anselmo, 972; Pinto Matos, p. 480; D. Manuel, 191
Share this lot: