Biblioteca Particular, Parte V
Lote 129:
REGIOMONTANUS (Johannes)
[CALENDARIUM].. In Laudem Operis Calendarij a Joanne de monte regio Germanorum decoris nostre etatis Astronomos principio editi Jacobi Sentini Ricinensis Carmina. [Veneza: ex Officina Petri Liechtenstein, 1507.
a10, b8, c10; 28 ff.: il.; 190 mm. Encadernação moderna com lombada e cantos em pergaminho; aparado, afectando por vezes textos e imagens; fólios a3 e a4 com perda de suporte restaurado afectando os nomes dos meses a que dizem respeito as tabelas; acidez.
EDIÇÃO latina do famoso almanaque de Johannes Regiomontanus, o primeiro a ser publicado na Europa. Regiomontanus foi um importante astrónomo alemão que se estabeleceu em Nuremberg onde, com Bernhard Walther, um filantropo rico e seu discípulo, construiu o primeiro observatório europeu para o qual o próprio Regiomontanus contruis vários instrumentos. As suas observações do grande cometa de Janeiro de 1472 estabeleceram os primórdios do estudo daqueles fenómenos astronómicos. Esta sua obra continha originalmente o calendário para 32 anos (de 1474 a 1506) e no qual o método das distâncias lunares para determinar a longitude no mar era recomendade e explicada. Em 1472, Regiomontanus foi contratado pelo Papa Sisto IV para ajudar na reforma do calendário, moreendo em Roma, provavelmente de peste em Julho de 1476. A obra está impressa a preto e vermelho numa primeira parte, com as tabelas de efemérides, seguido de um conjunto de representações dos eclipses lunares e solares e respectivas datas. No final apresentam-se gravuras sobre instrumentos de medição. Raro.
Share this lot: