Portuguese Surrealism

VASCONCELOS (Mário Cesariny de) . NOBILÍSSIMA Visão seguida de Nicolau Cansado Escritor, de Louvor e Simplificação de Álvaro Campos e de Um Auto Para Jerusalém. 1976

The auction will start in __ days and __ hours

Buyer's premium:

VASCONCELOS (Mário Cesariny de)

NOBILÍSSIMA Visão seguida de Nicolau Cansado Escritor, de Louvor e Simplificação de Álvaro Campos e de Um Auto Para Jerusalém. Lisboa: Guimarães Editores, 1976.

130 pp., 215 mm. Brochado.

Primeira vez publicada em 1956, «Nobilíssima Visão» não encontra contributos surrealistas de realce, apesar de ser “uma visão humorística do mundo (por vezes bem à maneira surrealista), onde surgem ingredientes neo-realistas para serem imediatamente ultrapassados” (O Surrealismo em Portugal, p. 316). Na presente edição, é o próprio autor que nos ajuda a compreender as diferenças em relação à primeira: “Diferentemente da primeira edição, em que uma miscelânia de datas de feitura e talvez também de intuitos formava o livro, esta segunda edição da «Nobillíssima Visão» inclui só os poemas escritos sob esse título em 1945-46, anos que correspondem a uma leitura do «país real» topado pelo autor à saída da adolescência linda mas já desconfiada da terra em que assentava os seus projectos de poesia civil: lírica, inocente: dramática” (Nota do autor). A estes associam-se os textos referidos no título, também de 45-46. Raro.