Biblioteca Particular Parte IV
Friday, April 8, 2016 at 5:30 PM UTC
Lote 619:
SÃO BERNARDINO (Frei Gaspar de)
ITINERARIO da India por Terra ate este Reino, de Portugal com a Discripcam de Hierusalem. dirigido a raynha de Espanha Margarita de Austria nossa Senhora.
Lisboa: Officina de Vicente Alvares, 1611
assin.: ¶, A-Z, Aa-Ii4, Kk2; portada, [4], 130 ff.; 195 mm.
PRIMEIRA edição, deste interessantíssimo relato de viagem por Gaspar de S. Bernardino. Pouco sabemos da vida deste homem, excepto que vestiu o hábito franciscano em Leiria a 24 de Maio de 1592 e professou solemente na mesma cidade e mesmo convento de S. Francisco a 25 de Maio do ano seguinte. O restante está relatado neste relato da viagem.
Por este relato conhecemos as peripécias da viagem marítima que se iniciou em Goa em 1605, a caminhada pela Pérsia, Mesopotâmia e Síria que termina no convento francsico de Alepo, a partida para Alexandreta em 1607 e a sua chegada a Portugal onde, em 1609 o Ministro Geral da Ordem incumbe Fr. Gaspar de S. Bernardino de escrever e relatar a viagem.
Num projecto de quatro volumes, apenas o primeiro deles foi publicado, e é tida como uma obra de grande eloquência, erudição e rigor.
Muito raro e procurado.
bibliog.: Inocêncio, v.3, p.124; Barbosa, v.2, p. 337
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: