Biblioteca Particular Parte IV

[POMBAL, Marquês de; Sebastião José de Carvalho e Melo]. RELAÇÃO Abreviada da Republica, que os religiosos Jesuitas das provincias de Portugal, e Hespanha, estabelecerão nos DOminios Ultramarinos das duas Monarchias, e da Guerra, que nelles tem movido, e

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €100

Preço estimado: €150

Comissão da leiloeira:

[POMBAL, Marquês de; Sebastião José de Carvalho e Melo]
RELAÇÃO Abreviada da Republica, que os religiosos Jesuitas das provincias de Portugal, e Hespanha, estabelecerão nos DOminios Ultramarinos das duas Monarchias, e da Guerra, que nelles tem movido, e sustentado contra os Exercitos Hespanhoes, e Portuguezes; . Formada pelos registos das Secretarias dos dous respectivos Principaes Comissarios e Plenipotenciarios; e por outros Documentos authenticos..
s.l.: s.n., s.d.

A-E8, F4; [2], 86 pp.; 155 mm.

RARÍSSIMA primeira edição desta publicação contra os Jesuítas, segundo alguns autores, escrita, ou mandada escrever pelo Marquês de Pombal. É uma descrição da república que os jesuítas estabeleceram no Brasil, Uruguai e no Paraguai e os conflitos com o poder civil daí resultantes.
No final do texto tem os seguintes documentos: "Copia das Instrucc, oens, que os Padres, Que governao os Indios, Ihes derao quando marcharao para o Exercito, escritas na lingua Guarani, e della traduzidas fielmente na mesma forma, em que forao achadas aos referidos Indios, " pp. 59-66; "Copia da Carta que o Povo, ou antes o Cura Da Aldea de S. Francisco Xavier escreveo em 5 de Fevereiro de 1756. ao chamado Corregedor que Capitaniava a gente da mesma Aldea no Exercito da Rebeliao, " etc., pp. 67-71 ; "Copia da Carta Sediciosa, e Fraudulenta, Que se fingio ser escrita pelos Casiques das Aldeas Rebeldes ao Governador de Buenos Ayres, " pp. 72-79; "Copia da Conven^ao celebrada entre Gomes Freire de Andrada, E os Cassiques para a suspensao de armas, " pp. 80-85.
bibliog.: Sabin, 63895; BdM3, v. 2, p. 245; Rodrigues 2051

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia