Biblioteca Particular Parte IV

BARTOLUS DE SAXOFERRATO. [LECTURA SUPER SECUNDA PARS DIGESTI VETERIS].. 1478

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €1,500

Preço estimado: €2 000

Comissão da leiloeira:

BARTOLUS DE SAXOFERRATO
[LECTURA SUPER SECUNDA PARS DIGESTI VETERIS].. Começa: Rica Si certu[m] petat de rebus creditis [et] de certicondictione generali.

COLOFÓN: Explicit secu[n]da pars dñi Bartoli de saxoferrato super. ff. veti optime emendata venetijs i[m]pressa per magistru[m] Nicolau Iensõ gallicum año dñi. M.cccclxxvij. cetere vo lecture Bartoli erunt per eunde[que] cõplete p totam quadragesimam p.xime venturam. Laus deo..
Venetijs: Nicolau Jenso, 1478

a10, b-u8; [1 br.], [16], [1 br.] ff.; 400 mm.

RARÍSSIMO e importante incunábulo de Bartolus de Saxoferrato, importantíssimo jurista do s. XIV e comentador de direito romano. O incunábulo está belissimamente iluminado no primeiro fólio com as duas colunas de impressão envolvidas num bonito motivo floral e uma lindíssima capital dourada e colorida, estando o restante texto decorado com simples mas belas capitais a vermelho e azul.
Bartolus de Saxoferrato foi um jurista italiano, nascido em 1313/14 em Sassoferrato e falecido em 1357 em Perugia. Professor de direito em Perugia e o líder de um grupo de juristas italianos que escreveram em meados dos século XIV um Código Civil Romano. O seu grupo usou o Código de Justiniano e o Código Civil Romano como os fundamentos a partir dos quais derivariam vários conceitos e princípios gerais usados na Europa do seu tempo. Durante este processo Bartolus escreveu várias doutrinas legais bastante influentes. Estes e outros dos seus princípios tornaram-se a lei comum em Itália e foram também reconhecidos como lei em Espanha, Portugal e Alemanha. A sua influência foi tão grande que os seus comentários ao ‘Corpus juris civilis’ tiveram autoridade equivalente às leis inscritas no código em si.
bibliog.: Hain 2570 II

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia