Biblioteca Particular Parte IV

CONVERSAÇÃO Sebásticas [sic] entre hum Peregrino, e hum Irmitão, em huma Jornada. c. 1800

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €60

Preço estimado: €100

Comissão da leiloeira:

CONVERSAÇÃO Sebásticas [sic] entre hum Peregrino, e hum Irmitão, em huma Jornada
c. 1800

273 pp.; 165 mm.

Miscelânea sebástica que copia um dos diálogos conhecidos sobre o sebatianismo escrito no início do s. XIX e várias profecias e argumentos sobre o regresso de D. Sebastião e a instauração do Quinto Império.
O primeiro texto, quiçá o mais importante, é um dos diálogos sobre o sebastianismo e a sua defesa, de autor desconhecido e que ocupa as primeiras 69 pp. José Besselaar, no seu ‘Sebastianismo – História Sumária’ dá-nos conta deste diálogo, contemporâneo de outro conhecido e bastante semelhante no método e conteúdo. Segundo Besselaar, «encontramos neles, em lugar de uma argumentação ininterrupta, uma conversação entre um sebastianista convencido e um interlocutor irresoluto. Este, apesar de toda a sua boa vontade de crer o que mereça ser crido, faz ao crente umas perguntas ingénuas sobre os fundamentos da seita e, de vez em quando, atreve-se a propor-lhe algumas objecções, sempre proferidas com a devida modéstia. As respostas são claras e serenas, e as objecções vão-se dissolvendo como a neve aos raios do sol. É curioso notarmos que nos dois diálogos o expositor e defensor do sebastianismo não é um Português, mas um estrangeiro, sendo, nos dois casos, um Italiano. A verdade sebástica, proclamada pela boca de um estrangeiro imparcial, ganha assim em credibilidade.» [cf. Besselaar, p. 145]. A segunda parte do manuscrito, inclui então um conjunto de transcrições de textos mais antigos, procurando fundamentar a crença no sebastianismo.
Muito interessante.
bibliog.: BESSELAAR, José van den, O Sebastianismo – História Sumária, Lisboa, Ministério da Educação e Cultura, 1987 (Biblioteca Breve, 110)

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia