Biblioteca Particular Parte IV
Lote 406:
ESPANCA (Florbela)
A ANTO!…
Um poema, duas cartas e uma fotografia de Florbela Espanca.
Interessantíssimo conjunto de três manuscritos e uma fotografia relacionado com a poetisa Florbela Espanca enviados por Carlos Sombrio, autor de uma biografia da poetisa alentejana ao Dr. Leite Pinto.
Além da carta de envio dos documentos datada de 15 de Novembro de 1948, o conjunto possui uma fotografia original com a seguinte legenda: “Florbela Espanca — retrato oferecido pelo antigo marido da Poetisa Dr. Mario Lage, a Carlos Sombrio, e por este oferecido ao Senhor Prof. Doutor Leite Pinto, em 15.11.948” A fotografia é o retrato mais conhecido de Florbela nas dimensões 165×110 mm.
Vem depois um soneto de Florbela, autógrafo, escrito num postal endereçado a Julia Alves, grande amiga da poetisa residente em Lisboa e que esta ofereceu a Carlos Sombrio. O Soneto chama-se “A Anto!…”. O soneto é uma homenagem a António Nobre e ao “mais triste livro deste Portugal”, o Só.
Por fim, uma carta de Julia Alves, endereçada a Carlos Sombrio e datada de 15 de Março de 1946, em que lhe envia o poema manuscrito em postal acima mencionado, sentindo-se pelo tom da carta uma grande amargura e uma admiração grande pela poetisa.
Carlos Sombrio, como referimos, foi autor de uma biografia da poetisa alentejana, publicada em 1948, data da primeira carta.
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: