Biblioteca Particular Parte IV

GUERREIRO (João Tavares de Vellez). JORNADA que António de Albuquerque Coelho, Governador, e Capitaõ General da Cidade do Nome de Deos de Macao na China, Fez de Goa até chegar à dita Cidade no anno de 1718. . 1732

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €200

Preço estimado: €300

Comissão da leiloeira:

GUERREIRO (João Tavares de Vellez)
JORNADA que António de Albuquerque Coelho, Governador, e Capitaõ General da Cidade do Nome de Deos de Macao na China, Fez de Goa até chegar à dita Cidade no anno de 1718. . Dividida em duas partes. Escrita pelo Capitaõ […].
Lisboa Occidental: Na Officina da Musica, 1732

assin.: *8, A-Z8, Aa-Cc8, Dd6; [16]-428 pp.; 190 mm.

SEGUNDA edição, da primeira impressa em Macau em 1718 apenas se conhecem 8 exemplares.
Foi como Capitão de Mar e Guerra na Índia Oriental que João Tavares de Vellez Guerreiro acompanhou António de Albuquerque Coelho para este tomar posse como governador de Macau em 1718, sendo esta obra o relato dessa viagem.
A ‘Jornada’ foi impressa pela primeira vez em Macau logo no ano de chegada do novo governador e é a última de uma série de 11 livros impressos em Macau entre 1662 e 1718 e o único cujo conteúdo não é religioso. Segundo Boxer “this extremely rare work is the most curious of the whole series. (It) is moreover unique in its kind, in that it was not written or edited by missionary, nor does it deal with an ecclesiastical, scientific, of liguistic theme.” [citado de Travel and Exploration].
Vellez Guerreiro escreveu a descrição da viagem de António de Albuquerque Coelho logo quando chegou a Macau e, além das várias vicissitudes da viagem, a segunda parte é inteiramente dedicada à estada de Albuquerque em Johore entre Outubro de 1717 e Abril de 1718 onde se envolveu num golpe de estado que levou Raja Kechil ao poder naquele reino depois da conquista de Miningkabau.
Raro e importante.
bibliog.: Inocêncio, v.4, p. 45; v.10, 363; Importante Biblioteca Particular, 5, 368; Travel and Exploration, 829 [1.ª ed.]

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia