Biblioteca Particular, Parte III
Tuesday, June 16, 2015 at 8:15 PM UTC
Lote 82:
CUNHA (Rodrigo, D.)
PRO Sanctissimi D. N. Papae Pauli V. Statuto, Nuper emisso in confessarios fæminas solicitantes in confessione motæ. solutæ quæstiones aliquot
Benavente: Apud Matthæum Donatum, 1611
§4, ¶2, ¶-¶¶4, A-Z4, Aa-Ii4; [14], 128 ff.; 205 mm.
PRIMEIRA edição, muito rara, da primeira obra publicada de D. Rodrigo da Cunha, figura proeminente na primeira metade do século XVII.
A obra é citada por Barbosa com o título ‘De Confessariis solicitantibus Tractatus’, talvez porque não tenha visto edição original. José dos Santos deixa a dúvida sobre se se trata da nossa vila de Benavente, na Estremadura, ou se é a cidade espanhola com o mesmo nome, desconhecendo se existia ao tempo algum tipógrafo chamado Mateus Donato por terras portuguesas.
D.Rodrigo da Cunha nasceu em Lisboa em 1577 e faleceu na mesma cidade em 1643, foi Bispo de Portalegre e Porto, Arcebispo de Braga em 1626 e de Lisboa em 1636. Governador do reino e Conselheiro de Estado, “concorreu activamente para a independência de Portugal em 1640”.
bibliog.: Barbosa, v. 3, p. 643; Inocêncio, v. 7, p. 167; Samodães, 977
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: