Biblioteca Particular, Parte II

[MANUSCRITO] 1573 PAIXÃO (Fr. Guilherme da) LIVRO dos Privilegios concedidos a Sagrada Ordem de Cister. 1573

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €800

Preço estimado: €1 600

Comissão da leiloeira:

[MANUSCRITO] 1573
PAIXÃO (Fr. Guilherme da)
LIVRO dos Privilegios concedidos a Sagrada Ordem de Cister
Alcobaça: 1573

[286] ff., numeradas de época, com erros de numeração; 175 mm.

MUITO interessante manuscrito, transcrevendo todos os privilégios concedidos à Ordem de Cister. Segundo indicação no primeiro fólio, parece que se trata de uma tradução de um original em latim impresso por “Pedro Bethinger, alemão”. No fólio numerado 273 podemos ler uma espécie de colófon que transcrevemos: “Acabouse esta primeira parte do livro da suma dos privilegios concedidos a nosa sagrada Ordem de Cister que começa em o pappa pascoal 2.º e acaba num privilegio do papa Alexandre 4.º que trata em o favor da Ordem o qal [sic] mandou [verter?] de latim em romance portugues frei Guilherme da paixão, monge profeso deste Rel m[osteiro] dalcobaça […] frei Miguel do presepio o escreveo, e acabou aos 17 de Março de 1573”. Após este fólio, segue-se um índice o qual está assinado pelo Frei Guilherme da Paixão.
Escrito numa bonita letra, embelezado com lindas capitais a vermelho, o manuscrito possui todos os detalhes de um livro impresso, contendo até uma assinatura por cadernos, quiçá com o objectivo de ser impresso o que, julgamos, não veio a acontecer.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia