Biblioteca Particular, Parte I
Lote 263:
[PROCESSO DOS TÁVORAS].
[Lisboa?]: s.n., s.d.
5 gravuras em volume com 360 mm.
RARÍSSIMA colecção das gravuras originais da época, de autor anónimo, mostrando os modos de execução dos vários condenados no processo. Ernesto de Sousa não faz qualquer referência a estas gravuras, apenas referindo as que foram executadas no século XIX e que aparecem como ilustrações no livro “Portugal Pitoresco” de Ferdinand Denis, assinada por Michellis. De autor anónimo, as cinco gravuras possuem os seguintes títulos e dimensões de mancha:
1. Desta sorte morreu justiçada D. Leonor de Távora q foy Marqueza deste Titolo, 125×85 mm.
2. Desta sorte moreu [sic] justiçado Joze Maria de Távora Ajudante das Ordens do marquez seu Pay, 125×145 mm.
3. Desta sorte morerem justiçados Luis Bernado de Távora q foy Marques deste Titolo, D. Jeronimo de Ataide q foy Conde de Atouguia, Braz Joze Romeiro, João Miguel e Manoel Alvares125x125 mm.
4. Desta sorte moreram justiçados Joze Mascaranhas q foy Duque de Aueiro e Francisco de Assis de Tavora que foy Marques deste titolo, 175×145 mm.
5. Demonstração do Teatro em q depois de justiçados os Rcos q barbara e sacrilegamente quizerão tirar a vida a ElRey N. S. q Ds. g.de como se vê nas estampas antecedentes, e expostos sobre as rodas, ultimamente forão queimados todos, 345×290 mm. Esta gravura possui a indicação do livreiro responsável pela venda das gravuras, Francisco Manuel de Lisboa.
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: