Biblioteca Particular, Parte I
terça-feira, 5 de junho de 2012 às 20:15 UTC
Lote 253:
PIGAFETTA (Filippo)
REGNUM Congo hoc est Vera Descriptio Regni Africani, qvod tam ab incolis quam Lusitanis Congus appellatur. Per Philippvm Pigafettam, olim ex Edoardi Lopez acroamatis lingua italica excerpta; nunc Latio sermone donata ab Avgvst. Cassiod. Reinio. Iconibus & imaginibus rerum memorabilium quasi vinis, opera & industria Ioan. Theodori & Ioan. Israelis de Bry fratrum, &c. exornata
Francofvrti: Excudebat Erasmvs Kempffer, 1624
4.º; )(, A.G/4, H/6, Aa.Dd/4; [8], 60, [8, 2 br.] pp., [1], 14, [1 br.] ff.; 3 gravs: il.; 295 mm.
Raríssima segunda edição latina desta importantíssima obra que desecreve o Reino do Congo tal como Duarte Lopes a descreveu a Pigafetta. Natural de Benavente, Duarte Lopes saiu de Lisboa em 1578 em direcção ao norte de Angola. Uma vez instalado no Congo conquistou o rei local, Álvaro I, tornando-se seu fidalgo e tendo sido enviado pelo soberano a Roma com o intuito de reclamar do Papa providências para a situação em que se encontrava a comunidade cristã, numerosa, mas sem sacerdotes. Duarte Lopes só chegou a Roma em 1588 depois de se demorar em Portugal e Espanha, tendo sido recebido pelo Papa Sixto V que não atendeu os seus pedidos, provavelmente pelas suas relações com a coroa espanhola. Foi aí que Duarte Lopes se encontrou com Filippo Pigafetta, a quem fez um relato oral e forneceu notas manuscritas a respeito da região. Em 1589 Duarte Lopes encontra-se novamente em Espanha, datando deste ano um relatório indicando ao rei de Espanha a vantagem de recrutar escravos em S. Tomé e Angola para as Índias Ocidentais. Depois deste ano nada mais se sabe de Duarte Lopes.
As informações que este livro transmite são do maior interesse geográfico e etnográfico, havendo historiadores que consideram Duarte Lopes como pioneiro dos exploradores da África Central, admitindo que ele teria visitado a região dos grandes lagos e subido até as nascentes do Nilo.
As ilustrações são constituídas por três mapas do Congo em dupla página intercaladas na primeira parte do texto, seguidas, com frontispício próprio, de 14 ff., cada uma delas com uma gravura representando os costumes da região, muito belas, destacando-se a gravura que aborda a temática do canibalismo, uma das primeiras a ser publicadas sobre a temática.
A obra foi publicada originalmente em italiano, com o título «Relatione del Reame di Congo e della circonvicine contrade tratta dalli Scritti e ragionamente di Odoardo Lopez Portoghese», Roma, 1591, tendo sido traduzida em alemão, Frankfurt, 1597 e 1609, latim, Frankfurt, 1598 e 1624 (a presente), holandês, Amsterdão, 1596 e 1658 e em inglês, Londres, 1881.
bibliog.: Encyclopedia of Exploration, v. I, p. 646; DHP, IV, pp. 55-56
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: