Arte, Livros, Fotografia, Manuscritos & Efémera

[VASCONCELOS (Mário Cesariny de)] A. CORRESPONDÊNCIA DIRIGIDA. PHASES, Exposição. Conjunto de missivas da Sociedade Nacional de Belas Artes e respectivas cópias das cartas enviadas por Mário Cesariny àquela instituição a propósito da polémica que envolveu

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €60

Preço estimado: €120

Comissão da leiloeira:

[VASCONCELOS (Mário Cesariny de)] A
CORRESPONDÊNCIA DIRIGIDA. PHASES, Exposição. Conjunto de missivas da Sociedade Nacional de Belas Artes e respectivas cópias das cartas enviadas por Mário Cesariny àquela instituição a propósito da polémica que envolveu o pintor com Artur Cruzeiro Seixas, movendo as deligências necessárias para retirar o seu quadro “Portugal 1977”. A primeira carta foi entregue por Mário Cesariny em mão (como ele próprio refere noutra missiva), datada de 14 de Janeiro de 1979, ao que o Conselho Técnico da SNBA respondeu informando que “contactou com o Pintor Cruzeiro Seixas, organizador desta exposição, e o mesmo declarou que o quadro “portugal 1977 da autoria do Pintor Mário Cesariny foi cedido à exposição itinerante “Phases” e, como é natural, segundo o seu parecer, só deverá ser devolvido quando terminar a exposição”. A resposta de Mário Cesariny é conhecida, tendo-se deslocado às instalações da exposição e por sua própria mão levado o quadro. O Conselho Técnico da SNBA, pela mão de Rocha de Sousa, respondeu em 23 de Janeiro de 1979, lamentando o sucedido e pedindo uma declaração de Mário Cesariny afirmando que o tinha feito por sua própria iniciativa.
Mário Cesariny respondeu no dia 24 de Janeiro, descrevendo os sucessivos acontecimentos, incluindo as declarações de Cruzeiro Seixas aos microfones da RDP afirmando que Cesariny havia roubado um quadro sem especificar qual.
O Conselho Técnico da SNBA, pelo punho de Victor Palla, responde anexando uma fotocópia de carta anterior. A que Mário Cesariny responde, a 2 de Fevereiro de 1979, no que é, talvez, a mais importante carta do conjunto: «Ao Eurico Gonçalves, que assina a V/ carta de 18 de Jan. último [aqui incluída], os melhores cumprimentos e uma satisfação se a quizer: cedi dois quadros meus (e um do Rik Lina) para a mini-exposição “Phases”, no Estoril; não os cedi para andarem inutilmente a passear durante mais de um ano por onde o laureado pintor Seixas resolver entre-mostrar. Digo inútil e entremostrar porque é isso que fica, em meu entender, da forma como foi apresentada em Portugal a primeira exposição de um movimento realmente tão importante como o movimento Phases – entender que, em devido tempo, manifestei ao meu amigo Edouard Jaguer, principal director, ou animador, de “Phases”».
Muito interessante e elucidativo conjunto de documentos sobre esta polémica.

.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia