Manuscritos, Cartazes, Livros de Artista, Literatura & Col. Luís Pacheco
Lote 474:
O lote foi removido do leilão
OPERAÇÃO 1. Org. de E. M. de Melo e Castro.
Lisboa: ed. autor, 1967
[28] ff.: il.; 515 mm.
Primeiro número de uma das mais importantes revistas literárias da segunda metade do séc. XX, representativo do movimento experimental português.
Com capa de João Vieira feita a partir de cartões dos moldes das rotativas do Diário de Notícias, tornando cada um dos exemplares uma peça única, o número é composto por 28 fólios soltos com o objectivo de serem incluídas numa exposição. Apresentada em 1967 na Galeria Quadrante, a publicação foi uma experiência inédita no panorama artístico-literário português. Totalmente financiado por Melo e Castro, este autor explica-nos o conteúdo do número da seguinte forma: “Os travalhos reunidos neste album inserem-se numa linha de investigação de signos e estruturas linguísticos, aqui exemplificada por uma dimensão predominantemente visual.” MUITO RARO. Segundo Daniel Pires a obra contou apenas com uma tiragem de 100 exemplares.
bibliog.: Daniel Pires, v.II, t.I, p. 343; Clara Rocha, p. 590
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: