Livros, Fotografia, Manuscritos & Caricatura

GAMITO (António Cândido Pereira) . O MUATA Cazembe e os Povos Maraves, Chévas, Muizas, Muembas, Lundas e outros da África Austral: diário da expedição portugueza commandada pelo Major Monteiro

O leilão começará em __ dias e __ horas

Comissão da leiloeira:

GAMITO (António Cândido Pereira)

O MUATA Cazembe e os Povos Maraves, Chévas, Muizas, Muembas, Lundas e outros da África Austral: diário da expedição portugueza commandada pelo Major Monteiro e dirigida aquelle Imperador nos annos de 1831 e 1832 / redigido pelo Major A. C. P. Gamitto. Lisboa: Imprensa Nacional, 1854.

XXVI, 502, [2] pp., 22 grav., 1 mapa desd.: il.; 220 mm.

PRIMEIRA EDIÇÃO RARÍSSIMA deste importante diário de expedição por terras da África Austral no seguimento das várias tentativas para estabelecer rotas de ligação entre Angola e Moçambique. Segundo a Introdução do autor, várias tentativas foram realizadas para um contacto com o Muata Cazembe, Imperador daquela região africana, todas fracassadas, algumas até com prejuízo para as vidas dos seus comandantes. A presente expedição, organizada precariamente com apenas uma agulha de marear, sem medicamentos e com géneros apenas destinados ao comércio, acabou por padecer de escorbuto e bexigas, além da inevitável fome ao atravessar terrenos inóspitos e inexplorados. António Cândido Pedroso Gamito, natural de Setúbal (1806-1866), major do exército, governador dos distritos de Sofala e Tete em Moçambique, e de Benguela em Angola, deixou-nos assim um “notabilíssimo e de muito interesse histórico, etnográfico e geográfico, relatório da viagem”. A obra vem ilustrada com 22 litografias coloridas e 1 mapa desdobrável.