Biblioteca Particular, Parte V

quarta-feira, 9 de novembro de 2016 às 19:00 UTC

NORONHA (D. Leonor de). CORONICA Geral de Marco Antonio Locio Sabelico des ho começo do mundo at nosso tempo.. 1550-1553

Comissão da leiloeira:

NORONHA (D. Leonor de)

CORONICA Geral de Marco Antonio Locio Sabelico des ho começo do mundo at nosso tempo.. Tresladada de latim em lingoage Portugues por Dona Lianor filha do Marques de Vila real Don fernando […].. Coimbra: João Alvarez e João de Barreira, 1550-1553.

2 v.: ¶4, A-X8, Y6, Z7; [8], ccclxiii pp.; *4, A-Z8, a-d8, e7; [8], ccccxliii pp.; 285 mm. Encadernações modernas inteiras de pele grená, decoradas a ouro nas pastas e lombadas; guardas em papel de ceda; roda decorativa a ouro nas seixas; corte superior dourado por folhas, restantes cortes carminados; carimbo de posse "T. Norton"; frontispício do primeiro volume restaurado com pequena perda de suporte, aparado; manchas de acidez e humidade com maior intensidade no primeiro volume; segundo volume um pouco aparado por vezes afectando notas marginais.

RARÍSSIMA edição quinhentista portuguesa com a tradução da Eneida de Marco António Sabelico realizada por D. Leonor de Noronha, filha de D. Fernando, marquês de Vila Real e natural de Évora no ano de 1488. Segundo António Caetano de Sousa (História Genealógica, v. 5, p. 204) foi discípula de André de Resende, facto de que alguns autores duvidam, mas seguramente discípula de Cataldo sobre quem o próprio humanista dizia ter sido uma das suas mais brilhantes alunas. No final da primeira Eneida, vem um capítulo sobre Job que alguns autores intitulam "Tratado da historia de Job", um original de D. Leonor de Noronha de que Inocêncio chegou a duvidar a sua existência. Obra raríssima e valiosa.

Inocêncio, v. 5, p. 179; Samodães, 2223; Anselmo, 271 e 294; Pinto de Matos, 423