Biblioteca Particular, Parte III
Lote 187:
PEREIRA (Bento)
FLORILEGIO dos Modos de Fallar e Adagios da Lingoa Portuguesa
Em Lisboa: Por Paulo Craesbeeck, 1655
[]2, A-G6, H4, I-K6, L4; [4], 124 pp.; 275 mm.
Obra raríssima composta pelo P. Bento Pereira, Jesuíta natural de Borba que foi reitor do Colégio dos Irlandeses em Lisboa e qualificador de livros em Roma.
Publicou várias obras dedicadas aos estudos filológicos, entre as quais este conjunto de adágios e expressões portuguesas e latinas que serviu para acrescentar os trabalhos já publicados intitulados ‘Prosodia in vocabularium trilingue Latinum, Lusitanum e Castellanum digesta […]’ e ‘Thesouro da lingua portugueza’ de 1634 e 1646 respectivamente. Nas edições seguintes da Prosodia, quer o Tesouro, quer o Florilegio foram incluídos na obra.
Sobre este Florilegio diz Inocêncio “D’esta edição ignorada por Barbosa, e do Catalogo da Academia, vi até agora um só exemplar na Livraria do extincto convento de Jesus”. Não é referido por Samodães ou Ameal e aparece apenas na Bibliografia Geral de José dos Santos. Aí se indica ter a obra 40 pp. depois do texto, mas não especificando do que se trata. A obra parece terminar na pp. 124, onde aparece o tradicional “Finis Laus Deo”.
bibliog.: Inocêncio, v. 1, p. 352; Bibliografia Geral, 3818
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: