Colecção Particular
Lote 11:
NECKER (M.)
DE L’ Importance de la Morale et des Opinions Religieuses. A Londres: Et se trouve à Paris, Hôtel de Thou, rue des Poitevins, 1788.
A-Z, Aa-Oo4, Pp2; 300 pp.; 200 mm. Encadernação inteira de pele da época, cansada; corte das folhas carminado; acidez.
Jacques Necker foi uma das mais relevantes e célebres do período pré e pós revolucionário francês, ocupando vários cargos adminstrativos e políticos revelantes, apesar de ser protestante e ter por isso o acesso dificultado. É precisamente na data em que é nomeado director geral das finanças e ministro de estado que publica a presente obra. Neste mesmo ano desempenhou um papel político de grande plano e é ele que adianta a convocação dos Estados Gerais, sendo dele o primeiro discurso sobre finanças.
A obra argumenta que a moralidade é essencial para a coesão social e que a sua base mais sólida está nas crenças religiosas, que incentivam virtudes como a honestidade e a justiça. Necker critica o materialismo e o cepticismo filosófico, afirmando que a razão, por si só, não pode substituir a fé na construção de uma sociedade justa, defendendo que a religião não apenas reforça a ética individual, mas também sustenta a ordem pública, sendo indispensável para a estabilidade e legitimidade do governo. Muito raro.
Share this lot: